Placebo

16/04/2015 10:56

A palavra placebo  tem sua origem no latim, sendo definida como uma substância inerte ou inativa (por exemplo uma pílula de açúcar), mas que se ingerida poderá produzir um efeito que suas propriedades não possuem, ou ainda, uma “falsa cirurgia”, ou uma terapia, que muitas vezes cura ou auxilia o paciente na sua cura.

Os placebos apresentam-se na forma de tabletes, xaropes, drágeas, ou qualquer outra forma com aparência de medicação, onde, na verdade são substâncias inócuas, prescritas em lugar de preparados ativos, e utilizados também como agentes controladores em estudos experimentais sobre o efeito das drogas.

A questão de cura, ou os efeitos benéficos que os placebos trazem, até hoje não estão totalmente esclarecidos, na verdade existem mais teorias que comprovadamente conclusões, porém acredita-se que a cura estaria na mente de cada indivíduo, e que normalmente os efeitos seriam psicológicos.

Como exemplos de placebos podemos citar: uma cirurgia espiritual substituindo a convencional, terapias alternativas como os florais, cristais, e radiestesia. Também são considerados como placebos a “cura pela fé”, onde alcançam-se milagres através de orações, e as histórias das mamães e vovós para seus filhos e netos na hora de dormir para curar as dores.

Mais informação : migre.me/puUfu